Brasileira nascida no Porto, Portugal, viveu na Yugoslávia, Argentina, Itália e EUA. Veio para o Brasil no final da sua adolescência. Seu intimo contato com a arte clássica durante toda sua vida tem grande influência no seu fazer artístico. Reside e trabalha no Rio de Janeiro.

Movimento e tempo são seus interesses centrais. Trabalha diferentes aspectos destes dois conceitos, em deslizamentos, torções, superposições, deslocamentos, transformações e velamentos.

O processo de manufatura e o material são escolhidos de acordo com a poética que deu origem ao trabalho. Gosta de desafios, e se um conceito não se subordina a uma técnica, a partir de pesquisas elabora um novo processo. A técnica e o material são parte integrantes  do conceito de cada série.

 

Ela transita entre a escultura figurativa, foto-pinturas em alto relevo e fotografia.

Frequenta o grupo de estudos com Prof. e crítico Paulo Sergio Duarte (2015/2021); em 2019 grupo Cinelândia de crítica de arte com o Prof. Ivair Reinaldim. Em 2017, Curso de Imersões Poéticas no Paço Imperial, Rio de Janeiro e em 2015  curso de fotografia no Atelier da Imagem, RJ.

Em 2007  fez Procedência e Propriedade (40 dias de imersão) e Dynamic Encounters na Bienal de Veneza, Documenta de Kassel e Münster com Prof. Charles Watson, RJ.

Frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro em 2014  nos cursos de Arte Contemporânea com o Prof. Marcelo Campos, Poéticas visuais com a Prof. Sonia Salcedo e Paisagem Contemporânea com a Prof. Paula Scamparini; 2013/15,  Escultura com Iole de Freitas; 2011/12, Vanguardas brasileiras e Internacionais com Franz Manata; 2011/12, Escultura com o Prof. João Goldberg; 1996, Escultura com Iole de Freitas.

Em 1993 fez Residência artística  nos EUA no Art Students League,  NY; The Art League School of Alexandria.

Participou de exposições coletivas e fez exposições  individuais no Brasil e no exterior.  

Curriculum vitæ

Stella Mariz.jpg
IMG_0709 copy.jpg
stella4.jpeg