
Salvatore - 2017
pergaminho
40 x 67 x 18 cm
DOBRAS
Nos trabalhos DOBRAS, examino o encontro do Barroco com a contemporaneidade, através de uma série de trabalhos tridimensionais em que recrio os panejamentos das esculturas de Bernini (1598-1680). Identifico o movimento exacerbado dos tecidos em fluxo, que perdem a subordinação ao corpo e ganham autonomia.
Relaciono este Barroco com o contemporâneo que constitui-se dos excessos; consumo, extravagâncias, e exposição do que antes era velado e cuidado. O corpo nu com pele exposta e dessacralizada, despojada de suas vestes, potencializada como commodity, perde sua aura e sua potência plástica.
DOBRAS são trabalhos feitos com pele, em que subverto a relação do que recobre com o que deve ser velado. O corpo desaparece, e as esculturas passam a ser representadas como superfícies. Vazias, como uma alegoria, chamam a atenção para uma ausência que restitui a potencia ao que hoje tornou-se vulgar.
A potencia da ausência desvela e re-subjetiva o corpo.